O Tuiná, é uma especialidade dentro da MTC, que usa as mãos como instrumento para tratar doenças, é uma das mais antigas formas de medicina chinesa. Isto pode ser comprovado na história médica de uma das mais antigas nações do mundo, porque, o costume de esfregar, comprimir, amassar ou bater com as mãos em seus corpos ou os de seus companheiros, a fim de se livrarem do frio, ou do desconforto ocasionado pela fadiga, distensão abdominal e vários outros ferimentos, é um instinto inato do ser humano. Nos tempos primitivos, quando ainda não existia nenhum instrumento médico, os chineses antigos não podiam fazer nada além de usar o método espontâneo de auto-esfregamento, auto-amassamento ou auto-batimento no corpo. De fato, isto é, ainda que somente baseado na razão, a origem do Tuiná.
Os chineses da antiguidade eram sábios; eles desenvolveram e resumiram continuamente as suas experiências e práticas acumuladas ao longo do tempo, no que, gradualmente, se tornou no que hoje é chamado de Terapia Manual.
Depois da fundação da República Popular da China, em 1949, o governo defendeu a MTC com grande empenho e começou a olhar o Tuiná com uma nova prespectiva. Em 1956, a primeira classe de treino em Tuiná foi estabelecida na Cidade de Shanghai. Em 1958, foi instalada a primeira clínica de Tuiná em Shanghai e a Escola Secundária Técnica de Tuiná de Shanghai. Além disso, os massagistas do povo, por toda a China, foram designados para trabalhar nos departamentos clínicos hospitalares de Tuiná, que eram estabelecidos um após o outro. Em 1960, estava formado, basicamente, um contingente de profissionais do Tuiná na China. Em 1974, a primeira seção de Tuiná apareceu no Departamento de Acupuntura, Tuiná e Traumatologia da Academia de Shanghai de MTC. Mais tarde, a mesma coisa aconteceu subsequentemente nas universidades de MTC de Beijing, Nanjing, Fujian e Anhui. Isto forneceu condições para o desenvolvimento de excelentes médicos chineses.
Em 1987, o intercâmbio académico de Tuiná, nacional e internacional, foi muito incrementado. O número e qualidade de monografias e teses escritas sobre o Tuiná, nos últimos anos, alcançou recordes históricos, e pesquisas científicas sobre a prática clínica do Tuiná também foram um sucesso. Por exemplo, os efeitos curativos do Tuiná em tratar a espondilopatia cervical, prolapso de disco intervertebral lombar, diarreia infantil, doenças coronárias e colecistite, foram iniciativas pioneiras no mundo. Assim como as pesquisas sobre as informações mecânicas das manipulações do Tuiná, feitas pelos pesquisadores da província de Shandong e província de Shanghai, do ponto de vista da biomecânica, também tem feito grande progresso.
Atualmente, a terapia Tuiná floresce na China, está a tomar parte ativa em vários campos da medicina, tais como: o serviço médico, a reabilitação e preservação da saúde. É uma terapia segura, eficaz, sem risco e livre de efeitos colaterais e será aceita sem dúvida, cada vez mais, pelas pessoas de todo o mundo e contribuirá grandemente para a saúde e prolongamento da vida de todos.
Fonte: Adaptada do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário